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Agregação de ume nitossolo vermelho distroférrico sob sistemas de plantio direto, preparo convencional e mata nativa REA
Assis,Renato L. de; Lanças,Kléber P..
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do tempo de adoção do sistema plantio direto, comparativamente com área de mata nativa e preparo convencional, utilizando a distribuição de agregados do solo em um Nitossolo Vermelho distroférrico. Os tratamentos foram: mata nativa (MN), preparo convencional (PC), plantio direto com um ano (PD1), plantio direto com quatro anos (PD4), plantio direto com cinco anos (PD5) e plantio direto com 12 anos (PD12). Amostras de agregados foram coletadas aleatoriamente dentro de cada tratamento, nas profundidades de 0-5 e 10-15 cm. Após o peneiramento dos agregados em água, esses foram separados nas classes de agregados de > 2 mm; < 2 mm; 2-1 mm e < 1 mm. O tempo de adoção no sistema plantio direto...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Tempo de adoção; Sistemas de manejo; Diâmetro médio geométrico.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000100006
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Avaliação da resistência do solo à penetração em diferentes solos com a variação do teor de água REA
Assis,Renato L. de; Lazarini,Gilmar D.; Lanças,Kléber P.; Cargnelutti Filho,Alberto.
Com os crescimentos da população e da demanda por alimentos, novas tecnologias têm surgido visando ao aumento da produtividade e à redução nos custos de produção. Se por um lado essas tecnologias elevam a produção e reduzem os custos, por outro o tráfego intenso de máquinas e tratores alteram a estrutura do solo, tornando-o compactado, comprometendo, assim, a produtividade agrícola. Neste trabalho, relacionou-se o teor de água do solo com a sua resistência à penetração, para quatro tipos de solo e quatro condições de umidade, utilizando penetrômetro hidráulico-eletrônico com sistema de navegação DGPS. Os resultados mostraram que ocorreram modificações nas condições de atrito entre o cone e o solo com o aumento do teor de água, facilitando a penetração da...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Densidade do solo; Índice de cone; Limites de consistência.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162009000400006
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Avaliação do contato pneu-solo em três modelos de pneus agrícolas REA
Mazetto,Flávio R.; Lanças,Kléber P.; Nagaoka,Alberto K.; Castro Neto,Pedro; Guerra,Saulo P. S..
Este trabalho teve como objetivo avaliar as áreas de contato, as deformações elásticas dos pneus, a resistência do solo à penetração e os perfis do recalque no solo de três modelos de rodados pneumáticos. O ensaio seguiu um delineamento experimental casualizado, constituído por 12 tratamentos e quatro repetições, nos quais se avaliaram os modelos de pneus de carcaça diagonal, radial e o terceiro de configuração mista, denominado BPAF, inflados com as pressões ideais e submetidos a cargas radiais de 5; 10; 15 e 20 kN, simulando o que ocorre no campo. O ensaio dos pneus agrícolas foi realizado no Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agrícolas - NEMPA, da Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, Câmpus de Botucatu - SP, em uma prensa hidráulica sobre um...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Carga radial; Resistência à penetração; Recalque.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162004000300028
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Consumo de combustível de um trator em função do tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalho AGRIAMBI
Lopes,Afonso; Lanças,Kléber P.; Furlani,Carlos E. A.; Nagaoka,Alberto K.; Castro Neto,Pedro; Grotta,Danilo Cesar C..
Com o presente trabalho, teve-se como objetivo comparar o consumo de combustível de um trator agrícola operando com pneus (radial, diagonal e de baixa pressão) em duas condições de lastragem (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades de deslocamento. O experimento foi realizado na FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, em condição de preparo do solo com escarificador. Utilizou-se um trator 4x2 TDA, com potência de 89 kW (121 CV) no motor. Os pneus foram do tipo R1, com as seguintes características: radial (dianteiros: 14.9 R 26; traseiros: 620/75 R 30) diagonal (dianteiros: 14.9-26, traseiros: 23.1-30) e BPAF (dianteiros: 500/60-26.5; traseiros: 700/55-34). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2x4, com 24 tratamentos e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Trator agrícola; Pneu; Consumo de combustível.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200033
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Desempenho de um trator agrícola equipado com pneus radiais e diagonais com três níveis de lastros líquidos REA
Monteiro,Leonardo de A.; Lanças,Kléber P.; Guerra,Saulo P. S..
A utilização correta de pneus em tratores, tanto em relação ao seu tipo quanto à calibração de sua pressão interna, e a lastragem ideal para cada condição de carga são fatores que influem significativamente no desempenho do trator. Esta pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho de um trator equipado com pneus radiais e com pneus diagonais, para três condições de lastragem líquida (0%, 40% e 75% de água), em três condições superficiais de um Nitossolo Vermelho distrófico (superfície firme, preparada e com cobertura vegetal de resto de milho) e em três velocidades teóricas de deslocamento (4 km h-1, 5 km h-1 e 7 km h-1), informadas no painel do trator, correspondendo às marchas B1, B2 e C1. O melhor desempenho do trator, equipado com pneu diagonal,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Eficiência trativa; Máquinas agrícola; Ensaio de tratores.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000300015
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Estimativa de gasto energético da operação de subsolagem em profundidades variáveis AGRIAMBI
Machado,Thiago M.; Lanças,Kléber P.; Fiorese,Diego A.; Fernandes,Barbara B.; Testa,João V. P..
RESUMOA descompactação do solo pode ser realizada de diversas formas dentre as quais a mais comum no meio agrícola é a realização da operação de subsolagem. Com a evolução dos equipamentos e a eletrônica embarcada tem-se a possibilidade de variar a profundidade do subsolador e realizar a descompactação de modo otimizado. O presente trabalho objetivou estimar o gasto energético de um subsolador operando em diferentes tamanhos de áreas e em profundidades variáveis de subsolagem. Foram utilizados um trator 4 x 2 (TDA) e um subsolador de cinco hastes sendo este todo instrumentado com equipamentos que possibilitaram as análises de consumo horário de combustível, consumo operacional de combustível, patinagem, velocidade média, capacidade de campo efetiva, força...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Subsolador; Consumo de combustível; Agricultura de precisão.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662015001101121
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Fuel consumption of a sugarcane harvester in different operational settings AGRIAMBI
Ramos,Carlos R. G.; Lanças,Kléber P.; Lyra,Gabriel A. de; Sandi,Jefferson.
ABSTRACT The interventions performed during the mechanized harvesting are essential to improve the operational performance of sugarcane harvesters and reduce operational costs. The objective of the present study was to evaluate the fuel consumption of a sugarcane harvester in different forward speeds and engine rotations. Harvesting was conducted in a green cane plot, with the variety RB 855156. Flow meters were installed in the harvester's fuel supply system and an electronic device was used for data acquisition. The experiment was carried out in a completely randomized design in a factorial scheme (3 x 2), using three engine rotations and two forward speeds, with six replicates. Harvesting capacity and fuel consumption per hour, per area and per ton of...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Mechanized harvesting; Operational performance; Harvesting capacity.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662016000600588
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Influência da altura das garras dos pneus de um trator em área de plantio direto AGRIAMBI
Gabriel Filho,Antonio; Monteiro,Leonardo A.; Lanças,Kléber P.; Guerra,Saulo P. S.; Jesuino,Paulo R..
Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de se avaliar os parâmetros de desempenho de um trator agrícola equipado com um conjunto de pneus diagonais com garras altas (pneu novo) e outro conjunto de pneus diagonais de mesma dimensão, com garras mais baixas, em solo com cobertura vegetal (palha de milho). Utilizaram-se as velocidades teóricas de 4, 5, 6 e 7 km h-1, informadas no painel do trator, uma força de tração constante de 25 kN, e se mediram a força de tração, a velocidade de deslocamento, a patinagem dos rodados, o consumo horário e específico de combustível; enfim, foram calculadas a potência disponível na barra de tração e a razão entre o consumo horário e o consumo específico de combustível com a potência e o coeficiente de tração. Concluiu-se...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Máquinas agrícolas; Ensaio de trator; Palha; Carro dinamométrico; Eficiência trativa.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001000015
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Propriedades físicas de um Nitossolo Vermelho em função dos sistemas de uso e manejo AGRIAMBI
Marasca,Indiamara; Gonçalves,Fernanda C.; Moraes,Maria H.; Ballarin,Adriano W.; Guerra,Saulo P. S.; Lanças,Kléber P..
O solo, um dos principais suportes da produção agrícola tem seu comportamento regido por um complexo conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos, razão pela qual o presente trabalho teve como objetivo avaliar as modificações dos atributos físicos de um Nitossolo Vermelho distroférrico com diferentes manejos, na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, Campus de Botucatu, São Paulo, Brasil. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, com seis repetições em três diferentes áreas, sendo uma área de mata nativa, uma área com sistema de preparo convencional do solo e uma área com plantio direto. Foram determinados: matéria orgânica, argila natural, porosidade total, macroporosidade, densidade do solo, resistência à penetração e diâmetro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Densidade do solo; Matéria orgânica e resistência mecânica do solo a penetração.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013001100005
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Resistência do solo à penetração, após o tráfego com dois tipos de pneus utilizando-se um equipamento para ensaio dinâmico AGRIAMBI
Nagaoka,Alberto K.; Lanças,Kléber P.; Castro Neto,Pedro; Lopes,Afonso; Guerra,Saulo P. S..
Com este trabalho objetivou-se, principalmente, avaliar a resistência do solo à penetração, em função do tipo de pneu (diagonal e radial) e da carga vertical, utilizando-se um equipamento de ensaio de pneu agrícola individual, e verificar os efeitos nas camadas do solo pela passagem do pneu. O equipamento utilizado foi projetado para ser acoplado na traseira do trator e acionado pela tomada de potência afim de realizar ensaios de pneus em condições de campo, sendo ainda, constituído, de uma caixa de transmissão mecânica de trator e instrumentos eletrônicos de medição. Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) em Botucatu. Os dados obtidos no experimento foram analisados considerando-se o...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Índice de cone; Compactação do solo; Pneu agrícola.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200034
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Static tests of constructive tires using hydraulic press on the soil REA
Machado,Thiago M.; Lanças,Kléber P.; Oliveira Junior,Mauro B. de; Artioli,José A.; Marasca,Indiamara.
ABSTRACT The power consumption and load capacity of agricultural machines have grown and the effects of pressure on the soil by tires have been still little investigated. In concern with sustainable development, the relationship machine-tire-soil must be in balance to give more consistency on the best use of tires for a given load. This study aimed to evaluate four tires of two constructive types, the bias belted tires and radial tires, both with respective rim diameters of 22.5 and 26.5 inches with variables measuring the footprint, elastic deformation, sinkage and resistance to penetration. A hydraulic press with an attachment shaft for tire mounting and a box of soil in which the tire has been imposed on a load of 53.00 kN using nominal pressures...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Compaction; Footprint; Pressure; Elastic deformation; Sinkage.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000500886
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Torque nos rodados motrizes de um trator agrícola submetido a ensaios de tração AGRIAMBI
Fiorese,Diego A.; Sandi,Jefferson; Marasca,Indiamara; Morelli-Ferreira,Francielle; Spadim,Emanuel R.; Lanças,Kléber P..
RESUMOA determinação do torque nos rodados motrizes dos tratores agrícolas complementa os ensaios de tração e permite o cálculo da distribuição dos esforços tratórios entre os eixos. O objetivo principal desta pesquisa foi determinar a demanda de torque nos rodados motrizes de um trator com potência do motor de 89 kW, buscando avaliar o torque demandado em função da utilização da tração dianteira assistida (TDA), para distintas marchas e conforme aumento da força de tração. Foram realizados ensaios de tração sobre pista de concreto utilizando-se um torciômetro instalado no eixo traseiro do trator, um carro dinamométrico e instrumentação eletrônica para aquisição de dados. Avaliaram-se a TDA ligada e desligada, quatro marchas (5, 7, 8 e 9 km h-1) e oito...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desempenho; Eixo motriz; Força trativa.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662015000900903
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UMEB - Unidade Móvel para Ensaio da Barra de Tração REA
Gabriel Filho,Antonio; Lanças,Kléber P.; Guerra,Saulo P.; Paula,Cristiano A.; Monteiro,Leonardo A..
Um equipamento denominado "Unidade Móvel de Ensaio da Barra de Tração - UMEB", foi desenvolvido na FCA/UNESP de Botucatu para realizar ensaios de tratores em solo agrícola. Construída a partir de um reboque ("trailer"), a UMEB foi adaptada para servir como carro dinamométrico instrumentado, utilizado na avaliação do desempenho de tratores submetidos a ensaios na barra de tração. Sua massa total é de 10.500 kg sustentados por um conjunto de seis rodados pneumáticos. Ensaios de campo mostraram que a UMEB proporcionou força de tração acima de 35 kN, mantendo-a constante, em diferentes condições de superfície do solo, mesmo quando a velocidade de deslocamento foi modificada.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/report Palavras-chave: Mecanização; Desempenho; Ensaio de tração; Pneu.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000400018
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